Belo Horizonte, 21 de julho de 2017 | Edição ESPECIAL
topo_boletim

“A morte é uma ascensão a uma biblioteca melhor.”
(John Donne, poeta inglês do Século XVI)

É com a poesia de um dos maiores poetas da língua inglesa que a Faculdade Unimed se despede de João Eduardo de Oliveira Irion, vanguardista do Sistema Unimed, testemunha de sua criação, entusiasta de seu crescimento e fortalecimento.

Por 45 anos, Irion construiu uma trajetória sui generis no Sistema Unimed e no cooperativismo médico brasileiro. Foi um dos fundadores da então Unimed Seguradora - hoje Seguros Unimed - e seu primeiro presidente, também fundou a Unimed Santa Maria, comandou a Federação do Rio Grande do Sul por três gestões e contribuiu para a criação da Unimed do Brasil.

Em 2015, doou 120 livros para o acervo da biblioteca da Faculdade Unimed, época na qual corria no Ministério da Educação o processo para autorização do funcionamento da Instituição de Ensino Superior do Sistema. As obras incluem livros escritos por ele, versam sobre cooperativismo e traçam um panorama não somente do modelo de negócio cooperativista, mas também da própria Unimed.

Já havia sido decidido pela Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed, homenagear Irion, batizando com seu nome a biblioteca da instituição. Essa façanha acontecerá em breve, no entanto, com os corações enternecidos por sua partida. Mas traz conforto saber que o funcionamento da biblioteca João Eduardo de Oliveira Irion – a ser frequentada por professores e alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação - manterá vivo seu legado, fazendo com que sua atuação jamais seja esquecida.

João Eduardo de Oliveira Irion faleceu na última quarta-feira (19/07/17). Temos convicção que sua morte foi o ponto final de um capítulo do primeiro livro de uma enorme biblioteca. E nos despedimos com votos que essa biblioteca seja completa, agora fazendo uso das palavras do pensador iluminista Cícero: “Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará”.

Essas são as aspirações de alunos, professores, colaboradores e diretoria executiva da Faculdade Unimed, uma instituição da Fundação Unimed.

Rodape_Boletim
A Faculdade Unimed possui uma política anti-spam e é contra qualquer tipo de e-mails indesejáveis.
Caso não deseje mais receber nossos e-mails, descadastre-se aqui